top of page
WhatsApp Image 2021-12-17 at 14.03.00.jpeg

    Mariana Ragazzi

Personal trainer, coach de bem estar, instrutora de meditação e yoga. É idealizadora de vários projetos na área de emagrecimento e saúde. Tem como um dos objetivos descomplicar o emagrecimento e a mudança do seu estilo de vida, tornando o caminho mais leve, prazeroso e consciente. Acredita que pequenas ações diárias podem causar um grande impacto em suas vidas. Segue a linha do treinamento integrado, onde vê o ser humano como um todo, pois, sua qualidade de vida está ligada à várias áreas da sua vida, não tem como separar, por isso, seu trabalho é focado na mudança de comportamento e no trabalho de corpo e mente.

Meditação / Exercícios: Bem-vindo
Marih_Pedras.jpeg
WhatsApp Image 2021-12-17 at 14.03_edited.jpg

A meditação

A meditação é uma prática que envolve um conjunto de diferentes técnicas, onde buscamos promover o relaxamento da mente e a atenção plena. Mas, meditação vai muito além disso, ela ajuda a desenvolver a tranquilidade, a concentração no seu dia-a-dia, clareza mental e emocional, ajuda a ter mais contato com o seu verdadeiro eu saindo dos ruídos da mente. É também um momento de pausa e de voltar-se para o seu centro. Um momento de aprender a ficar verdadeiramente em silêncio e assim buscar a sabedoria interior que tem dentro de cada um de nós. É sair do estado automático onde fazemos as coisas sem presença, e acabamos repetindo padrões sem nem nos darmos conta.
A mente vive no passado e no futuro roubando a nossa atenção do momento presente. Claro, que nossa mente tem essa grande utilidade, ela é uma ferramenta para podermos viver aqui, tomar decisões, fazer escolhas, tudo baseado nas informações e memórias que temos, porém, muitas vezes a nossa própria inteligência se volta contra nós mesmos, pois criamos histórias, dramas, diálogos, conflitos, voltamos no passado e vamos no futuro o tempo todo.

Meditação.jpg

Mitos na meditação

Para começar a meditar é importante saber que existem alguns mitos sobre a meditação, eles fazem com que muitas pessoas nem queiram chegar perto, sem ao menos experimentar. Alguns até experimentam uma vez, mas já falam: ‘isso não é pra mim’. Então vamos desconstruir alguns conceitos e provocar ao menos a abertura e curiosidade sobre a prática.
1 - A meditação não é uma prática religiosa, assim como o yoga, a meditação é uma prática antiga e transcende qualquer religião. Ela vem sendo desenvolvida e aprimorada para o nosso bem estar. Algumas religiões e filosofias utilizam como ferramenta, mas é uma prática livre de dogmas e qualquer pessoa independente de religião pode praticar e colher seus benefícios.
2 – A meditação não é concentração, pelo contrário, a meditação é para relaxar a mente, é deixar ir, é estar em um estado de descanso. O que ocorre é que em estado relaxado você se concentra melhor. Mas não é uma prática que requer esforço. É um estado de consciência que está sempre disponível pra nós, basta se permitir.

3 – Você não precisa sentar em posição de lótus para meditar. É importante estar confortável, estável, com a coluna ereta e os ombros relaxados, mas pode ser em uma cadeira ou sentado no sofá com os pés no chão. É importante fortalecer a musculatura das costas para que não sinta dor ao ficar com a coluna reta, se sente dor, é um sinal que precisa fortalecer.
4 – Meditação não é parar de pensar e ficar com a mente em branco. É impossível parar de pensar. Esse é um dos maiores enganos que faz com que as pessoas não pratiquem. Os pensamentos vão vir sempre, mas você não precisa se apegar a eles, você irá sempre observar gentilmente e trazer a sua atenção para a respiração ou alguma outra âncora. Com a prática o excesso e ritmo de pensamentos podem diminuir com o relaxamento, mas nunca irão parar.
5 - Você não precisa de muitos conhecimentos e estar em um local super silencioso e começar com muito tempo. Você pode começar de forma simples, apenas prestando atenção na sua respiração. Pode fazer em qualquer lugar que consiga parar por alguns minutos. E pode começar com 3, 5 minutos e depois vai aumentando. Não precisa começar de cara com 10, 20 minutos.

Marih Ragazzi_Meditação_edited.jpg

Como começar a meditar

1 – Parar: Desenvolver a habilidade de parar é importante, principalmente nos dias de hoje. Mas não é simplesmente parar, é parar e ter atenção vigilante. É estar totalmente atento nos momentos do seu dia. É parar com atenção e não com os pensamentos em outro lugar. No caso da meditação, é estar atento ao seu interior.
2 – Respirar: A respiração é a melhor âncora na hora da meditação, nós não sabemos respirar, respiramos de forma curta. Quando aprendemos a respirar de forma correta já começamos a sentir o corpo melhor e a mente mais tranquila. Durante o dia também podemos parar, observar e reeducar a respiração. Então, depois que você parou, você começa a prestar atenção na sua respiração e a respirar de forma consciente.
3 – Relaxar: Depois de parar com atenção na respiração, você aos poucos começa a relaxar e liberar as tensões. Sem forçar nada, apenas se permitir relaxar e se entregar a esse momento. A respiração vai acalmando o sistema nervoso e relaxando todo seu corpo
4 – Observar: Depois que você está relaxado e entregue a esse momento, você começa a ter consciência de você como observador. Sem julgar ou classificar os pensamentos como bom ou ruim, apenas observando. E você aos poucos e com a prática irá perceber que os pensamentos e sentimentos não retratam o que você é. É observar de fora os seus pensamentos sem se envolver com eles, sem entrar nos dramas e criações mentais. É observar sem se envolver.
5 – Unicidade Mental: Atenção e foco no presente. Com a nossa atenção plena no momento presente gastamos menos energia. A mente muitas vezes vive dispersa indo para o passado e futuro e criando situações e diálogos que nunca vão acontecer, com isso você está jogando energia fora e muitas vezes esse é um grande motivo para o cansaço no seu dia a dia. O nosso cérebro consegue dividir atenção em várias coisas, mas nós é que temos que assumir as rédeas e buscar estar por inteiro em nossas atividades, pois isso prejudica muito nossa vida. Reeducar a mente é importante para o nosso bem estar. Portanto faça esses passos sempre que sentir que está ansioso, parar, respirar, observar e trazer isso para o seu foco.

Meditação / Exercícios: Notícias

Meditação

Meditação / Exercícios: Texto
Mariana Ragazzi

Mariana Ragazzi

Categorias
Categorias
Gaming
People & Blogs

Apresentação Mariana Ragazzi - Personal trainer / Instrutora de meditação

Mitos na meditação

Meditação e seus benefícios

Meditação / Exercícios: Video Player

Exercícios

Meditação / Exercícios: Texto
Exercícios opcionais para fazer em casa

Exercícios opcionais para fazer em casa

Categorias
Categorias
People & Blogs

Exercícios opcionais - Aula 5

Exercícios opcionais - Aula 4

Exercícios opcionais - Aula 3

Meditação / Exercícios: Video Player
Meditação / Exercícios: Members Page
bottom of page